segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Água Azul, a maneira correta de purificar o corpo

O corpo humano é uma criação maravilhosa, com um balanceamento químico muito sensível, principalmente em se tratando entre o estado ácido e alcalino do nosso corpo. Quando esse balanceamento pende para o lado alcalino, o corpo fica cheio de energia e o sistema imunológico fica blindado, livrando-se de gorduras e toxinas com muita rapidez e facilidade. A pele, os ossos e as células, se regeneram rapidamente, mantendo o corpo cheio de jovialidade, alegre e forte.

A dieta moderna é completamente ácida, o que significa que ganhamos e a acumulamos com muita facilidade; envelhecemos muito mais rápido do que devíamos; contraímos doenças e viroses; e sentimos falta de energia. Porque tudo isso? Porque estamos pendendo para o lado ácido devido a dieta que consiste, principalmente, de frituras, açúcares, refrigerantes, comida processada, café, pães brancos, carnes vermelhas, cigarros, álcool, drogas e fármacos, que produzem acidulantes artificiais e stress.

Por causa disso, uma boa parte da população sofre com doenças degenerativas, apesar da atual ciência avançada, que promete cura imediata. Entretanto, mais e mais pessoas ficam doentes cada vez mais jovens, em especial os consumidores da lista acima, causadora da acidez corporal. O que fazer então para balancear corretamente o corpo entre o estado ácido e alcalino? Sabemos que o ser humano foi projetado naturalmente para ser alcalino e que para atingir este nível saudável, o pH (Potencial Hidrogeniônico) do corpo deve estar entre 7,3 e 7,45, que significa estar alcalino. Nesse estado, o corpo se mantém energizado e as doenças praticamente não existem, pois com as células energizadas, o corpo consegue reparar a si mesmo, livrando-se das gorduras e toxinas com extrema rapidez e eficiência. O câncer não sobrevive em ambiente alcalino.

Quando atingimos um estado de acidose, o corpo tenta se reverter para tornar-se alcalino. Isso pode até soar bem, mas é justamente aí que começam os problemas, pois é o lado bom que converte os ácidos em gordura sólida e os armazena para prevenir a acidose. O ruim quando o corpo já está ácido, por isso o processo de eliminação da nova gordura acumulada não acorrerá, pois o corpo está ácido e não tem vigor para livrar-se de gorduras e toxinas, não importando quão forte seja. Além de engordar, a pessoa ficará estressada, com as tentativas inúteis do seu sistema para livrar-se de todo esse lixo orgânico.

Temos tampões no corpo irão roubar cálcio dos ossos e dentes na tentativa de alcalinizar o sangue, visto que o cálcio é um mineral alcalino. Os ossos e dentes ficarão então fracos e pode desenvolver osteoporose e artrite por falta do cálcio. Esse processo é uma das principais causas das pessoas diminuírem de tamanho enquanto envelhecem muito mais rápido do que deviam, é o chamado envelhecimento precoce. E como se tudo isso não bastasse, a acidose contamina o sangue, sendo um completo desastre para a saúde.

Pensemos que seu corpo seja um aquário e os peixes dele são as células do seu sangue. Todo aquário precisa de um filtro para manter a água limpa. Se esse filtro é desligado, ou pára de funcionar por algum problema, a água vai ficar suja, o nível de oxigênio vai cair drasticamente e fungos e algas vão aparecer imediatamente, que farão os peixes ficar doentes e, eventualmente, mortos. Se essa é condição do nosso aquário pessoal, como poderemos proceder? Tratar os peixes com medicamentos ou simplesmente trocar a água e colocar o filtro para funcionar novamente.

Assim como no aquário, o balanceamento químico do nosso sangue é crítico para a manutenção da nossa saúde. As células vermelhas do nosso sangue levam nutrientes e oxigênio para os tecidos, além de coletar toxinas e dióxido de carbono. Quando a pessoa adentra para o lado ácido do balanceamento químico, as células vermelhas perdem suas cargas, e, assim, ao contrário de se repelirem, se atraem, empilhando-se como se fosse uma moeda em cima da outra. Nesse estado, a velocidade das células diminui consideravelmente e elas já não podem mais cumprir com eficácia seu trabalho, não tendo como eliminar as toxinas do corpo.

Como então fazer para entrar e ficar no lado alcalino desse balanceamento tão rigoroso? A resposta não poderia ser mais simples: tome água alcalina. Água é uma substância divina, indispensável para a nossa vida física. Quando nascemos possuímos quase 80 % de nosso peso constituído de água e quando envelhecemos possuímos apenas cerca de 40 % de água no corpo, mostrando uma contínua desidratação dos tecidos (das células) com o decorrer do tempo, muitas vezes devido modo errado de vida que levamos. Se a percentagem de água vai diminuindo, qual é a substância que vai aumentando sua porcentagem com o avançar da idade? São as substâncias ácidas! A ciência comprova que os fluidos do corpo humano, para seu bom funcionamento, devem ser alcalinos (ou básicos), correspondendo a um índice de pH um pouco acima de 7,0.

O acúmulo de substâncias ácidas serve de alimento para todos os microorganismos patogênicos em nosso corpo físico (bactérias, bacilos, fungos, vírus, vibriões, amebas, etc.). Alguns desses microorganismos parasitas podem crescer até tamanhos enormes, como lombrigas, solitárias, tênias, etc. Portanto, um modo errado de viver leva a três eventos concomitantes: desidratação, acidez e surgimento de microorganismos parasitas patogênicos! Todos os três sintomas serão eliminados se conseguirmos hidratar adequadamente as células do nosso corpo físico.

A água alcalina se tornou a forma mais recente para reforçar o seu bem-estar geral, bastando a elevação do pH do precioso liquido para se obter benefícios adicionais para aumentar o sistema imunológico. Muitos acreditam que a medicina alternativa cura muitas doenças e que outras enfermidades do corpo podem ser aliviados apenas através do aumento da alcalinidade corpórea, sendo a água alcalina uma excelente maneira de parar o cancro e outras doenças degenerativas, incluindo câncer, diabetes e artrite.

O simples hábito de beber quantidades ideais de água de boa qualidade desempenha papel fundamental na manutenção da saúde. É muito importante melhorar a qualidade da água que bebemos, tornando-a alcalina para desenvolver suas propriedades terapêuticas. No mínimo, devemos tomar 6 a 10 copos (250 ml) de água alcalina durante o dia, recomendando que a maior parte seja bebida de manhã, em jejum, ao acordar, antes de escovar os dentes. Após beber a água, é recomendável saltitar por 2 minutos e/ou fazer auto-massagens na barriga.

Segundo especialistas existem três momentos mais adequados para beber água: de manhã ao levantar-se, meia hora antes das refeições e duas horas depois das refeições. Porém, excetuando-se os horários durante as refeições, qualquer momento é ideal de tomar água. Mas não adianta beber a nossa água normal, pois esta é extremamente ácida, e não vai reverter o quadro de hiperacidez. Para emagrecer com qualidade de vida deve-se consumir água alcalina, pois se for bebida de maneira correta, purifica-se o corpo humano. A água alcalina torna o cólon (intestino) mais efetivo, formando sangue novo, conhecido em termos médicos como “haematopoieses”. Que as dobras da mucosa do cólon e dos intestinos são ativadas pela ingestão de água, é um fato conhecido, assim como se sabe que o sangue fresco é produzido nas dobras da mucosa.

Se o cólon estiver sem acúmulos, então, os nutrientes da comida serão melhor absorvidos e pela ação das dobras na mucosa, estes serão convertidos em sangue fresco. O sangue, por sua vez, deve sofrer um processo de restauração diário, sendo de importância fundamental na cura de doenças e na restauração da saúde.

A desidratação crônica é a causa principal da maioria das enfermidades degenerativas crônicas, sendo uma das características mais danosas para a saúde. Infelizmente a medicina não entende que muitos sintomas são sinais de um corpo reclamando por água. A grande maioria da população ainda não tem consciência de que a água é a melhor medicina natural para um grande número de enfermidades. E como saber se está desidratado? Observar se a boca está seca, se a coloração de sua urina apresentar-se incolor ou ligeiramente amarela. Se a urina estiver escura, será sinal de desidratação e de excesso de dejetos tóxicos ácidos. Café, refrigerantes, álcool, líquidos com açúcar e sucos artificiais não contribuem para nossa necessidade diária de água, pelo contrário, geram mais desidratação e hiperacidez.

Para neutralizar a hiperacidez, o corpo utiliza minerais, predominantemente sódios orgânicos, que tem como fonte principal as frutas e vegetais. O sal marinho (cloreto de sódio) e outros sais minerais não são bons substitutos para repor as reservas de sódio orgânico, devido à baixa biodisponibilidade. Se o corpo não tem reservas adequadas de sódio orgânico, utiliza o cálcio ósseo como segunda opção, produzindo mais osteoporose.

A azia é um sinal de falta de água no trato gastrintestinal superior. O uso de antiácidos e outros medicamentos específicos no tratamento da azia, não corrigem a desidratação e o corpo continua a sofrer pela falta de água, produzindo inflamação crônica do estômago, duodeno, hérnia de hiato e úlceras e, eventualmente, câncer no trato gastrintestinal, incluindo o fígado e pâncreas. Dores que não sejam provocadas por lesões, devem ser interpretadas como sinais de uma redução crônica de água na região onde se localiza o mal. Todos os tipos de dores: dispépticas (gastrite, duodenite, úlcera péptica, etc), artrite reumatóide, dores lombares, dores nas pernas ao andar, enxaqueca e cefaléias e as colites, apresentam evolução favorável com o consumo de água alcalina.

A água alcalina regula todos os sistemas corporais: circulatório, nervoso, locomotor, digestivo, respiratório, urinário, reprodutor e endócrino. Favorece as funções vitais em diversos aspectos. Proporciona maior eficiência no funcionamento do sistema digestivo, tornando melhor a assimilação dos nutrientes na alimentação. Diminui a flatulência (gases intestinais), evitando a distensão abdominal. Hidrata melhor o estômago e intestinos. Ajuda a eliminar e prevenir os cálculos biliares, bem como as náuseas, vômitos e cólicas abdominais. Diminui a viscosidade sanguínea, melhorando a circulação. Regula de forma progressiva e duradoura a pressão arterial. Normaliza os índices de colesterol e uréia. Conserva a elasticidade dos vasos sanguíneos. Previne a trombose e a arteriosclerose. Auxilia de forma efetiva na eliminação e prevenção de cálculos renais (pedras nos rins), tendo inclusive o efeito de dilatar os ureteres.

A água alcalina hidrata profundamente a pele, mantendo-a mais úmida e suave por mais tempo, apresentando melhor permeabilidade dos poros cutâneos, potencializando sua ação protetora. Favorece a cicatrização de ferimentos cutâneos, fortalece as unhas e melhoram o aspecto e brilho dos cabelos. O simples hábito de beber quantidades ideais de água de boa qualidade desempenha papel fundamental na manutenção da saúde. Consumindo água de maneira correta, purifica-se o corpo humano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário